Translate

30.11.17

as bolachas de aveia


Há alguns hábitos que não consigo perder.
Ao domingo,  fazer um bolinho ou umas bolachinhas para ficar para a semana toda e à noite ao ver um filme, uma serie ou uma novela, ler um livro, ter um cházinho ou um bolinho para picar e saciar aquele ratinho.

O hábito do domingo não dá para ser muito certo por causa da minha nova vida de saudades de casa, já o outro está cá sempre porque o ratito aparece sempre àquela hora ;)

No outro dia comprei umas bolachas de aveia e eram super boas!
Fiquei a rir sozinha porque me lembro bem do dia em que, na escola primaria, discuti com uma amiguinha pelas bolachas de aveia!
Ela só queria bolachas de baunilha e eu garantia com toda a minha certeza ( de nada ) que as de aveia faziam bem !
Sempre tive a sensação que a aveia era boa e recomfortante, talvez pelas papas que lá por casa se faziam também...

Enquanto traçava umas dessas bolachas pensei que nunca tinha feito bolachas de aveia!!

COMO NÃO?!

Fui à net ( super amiga de quem gosta de cozinhar )

Encontrei montes de receitas mas meti na cabeça que queria umas sem farinha... um amigo enviou-me uma receita que me pareceu bem gostosa, fiz o teste...

Adorei!

Na primeira fornada, deixei ficar mais douradas...
Na segunda, menos...
Na terceira, menos ainda!!
Ficaram uma delicia e agora vou aprumando a receita e pondo mais ao meu gosto!
 ( ex. da próxima vez vou juntar avelãs no lugar das nozes )

Gosto de as petiscar à noite, no meu velho hábito e de manhã, porque sei que a aveia é fixe para o ratinho não aparecer tão rápido :)
maravilha para levar embrulhadinhas num paninho para lanchar, maravilha para pic nic, maravilha para festas e para presente! 

Em 30 minutos está tudo feito, no caso de seguirem estas quantidades.

Espero que gostem e eu não tenho filhos, mas pelo interesse do Feijão e da Mimi, deve ser super nice cool fazer isto com os putos a ajudar

Bolachas de aveia com pepitas de chocolate

 ➹  meio copo de manteiga sem sal ( confesso que uso sempre Vaqueiro por ser 100% vegetal e por ser cheia de memórias para mim )
➹   1 copo de manteiga de amendoim
➹   meio copo de açucar granulado branco ( normal )
➹   meio como açucar amarelo
➹   2 ovos grandinhos
➹   1 colher de chá de baunilha
➹   3 copos de aveia
➹   1 colher de chá e meia de fermento em pó
➹   meio copo de nozes picadas ( eu pessoalmente gosto de as partir grosseiramente )
➹   1 copo de pepitas de chocolate ( confesso que usei 2 copos e percebi que se em vez de pepitas partirmos pedaçosos maiores que as pepitas, fica bem mais fixe )

1 - aquecer o forno nos 175º / 180º

2 - numa malguinha bater a manteiga com a manteiga de amendoim, o açucar branco e o amarelo até ficar cremoso ( atenção!para bater, usar as varas demexer massas do robot, na dúvida, são aquelas que quase nunca se usam 😂  )
juntar então os ovos e a baunilha e bater até ficar tudo bem misturadinho
juntar a aveia e o fermento e bater bem devagar até ficar bem envolvido.juntar então as nozes e as pepitas de chocolate

3 - fazer as bolachinhas a gosto...
   com uma colher de sopa deitar uma bola no papel vegetal com que cobrimos o tabuleiro e espalmar     c a mão, fazer umas mais pequenas.... eu fui experimentando tamanhos diferentes e tenho dois             tamanhos preferidos, as grandes que ficam do tamanho da minha mão, ou as mais pequenitas que         ficam do tamanho de uma bolacha normal

4 - no forno por 10/12 minutos ou ate dourarem, deixar arrefecer no papel vegetal aí uns 5 minutos e depois mudar para um lugar onde elas possam arrefecer por completo sem estarem fechadas.

Espero que gostem e que tenham tanto prazer como eu em faze-las acontecer e óbvio a traçar tudo depois
💛







8 comentários:

  1. Vou experimentar! Obrigada pela receita ;)
    E obrigada pelos vídeos no instagram que me deixam sempre a sorrir com essa boa disposição ;)

    ResponderEliminar
  2. Rita Albuquerque30/11/17

    Vou experimentar com os meus pequenos e a ouvir o Sr. Extraterrestre!! Eles adoram!
    Beijinhos doce Gisela!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela receita❤e por tudo o restoo��
    Gosto tanto de tiii♡♡♡
    Apenas 9 dias para te poder abraçar

    ResponderEliminar
  4. Obrigada e fico a aguardar a receita das de gengibre, canela e cravinho que fez hoje em direto. Beijinho porque gosto muito de si

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

  6. "Cozinhar é o mais privado e arriscado ato.
    No alimento se coloca ternura ou ódio.
    Na panela se verte tempero ou veneno.
    Cozinhar não é serviço.
    Cozinhar é um modo de amar os outros." Eu ousaria acrescentar amar a si mesmo...

    (Mia Couto - O Fio das Missangas)

    ResponderEliminar